Psyllium é um tipo de planta medicinal que está na moda hoje em dia justamente por causa dos seus benefícios para a saúde.
Algumas análises sobre o psyllium foram feitas e detectaram que ela é muito eficaz principalmente em tratamentos gastrointestinais.
Ela é utilizada por pessoas que querem emagrecer, porém ela não funciona sozinha e exige cuidados com a quantidade a ser ingerida e também com a quantidade de água, pois ela é rica em fibras.
Psyllium o que é?
É uma planta muito incomum no brasil, porém, muito conhecida no Ira, Índia, Paquistão e África.
Ela é originaria do oeste da Ásia e seu nome científico é plantago ovata Forssk.
O Ministério da Saúde afirma que é possível utilizar tanto os frutos quanto as sementes da planta. Porém a casca da semente moída é a mais comum devido ao alto teor de fibra solúvel que possui.
Para que serve?
Recomenda-se utilizá-la para ajudar em problemas de diarreia e constipação, pois traz muitos benefícios para o nosso sistema digestivo.
Além disso, existem estudos que revelaram que há evidências de que há um potencial anti-inflamatório e um possível protetor do nosso sistema digestivo, ajudando a absorver melhor os minerais, mas são apenas estudos, não há comprovações científicas no momento.
De acordo com a instrução normativa n° 2, de 13 de maio de 2014 da Anvisa, diz que ela pode ser coadjuvante em casos de obstipação intestinal e no tratamento da Síndrome do Cólon Irritável e sua dose diária varia de 3 a 30g do pó via oral porém a venda para tratamento da síndrome do cólon irritável é apenas sobre prescrição médica.
Psyllium emagrece quantos quilos por semana
Não há como estiplular, sozinha não tem o poder de emagrecimento. Porém, aliada a uma dieta balanceada com alimentos ricos em vitaminas e minerais, ajuda muito, não esquecendo que deve-se consumir bastante água, já que ela é rica em fibras.
Para emagrecer precisamos diminuir a quantidade de calorias, é ai que entra o psyllium, aumentando a sensação de saciedade e com isso diminuindo a quantidade de calorias que iriamos ingerir diariamente sem o uso dela.
Como tomar
Normalmente a psyllium em pó é mais acessível e mais barato, mas um pouco difícil de encontrar e de manipular, já as cápsulas tem mais praticidade, são as que tem mais benefícios já que vem na quantidade correta a se tomar.
Só um médico deve recomendar, pois somente ele tem dados sobre sua saúde e poderá prescrever com exatidão a quantidade necessária do produto para o seu organismo.
Com o uso do psyllium, não devemos esquecer da hidratação, já que, quanto mais fibras, mais hidratação precisamos.
Contraindicações
Não é indicado para quem tem alergia a planta e as pessoas que não conseguem controlar a diabetes mellitus.
Quem adquirir esse produto na forma de pó, deve-se ter cuidado e manipular o produto vagarosamente e em um local ventilado, já que em contato com as nossas vias respiratórias, podem causar algum efeito alérgico.
Se não fizer o uso adequado de água junto com o produto, pode sofre efeitos adversos com flatulências e dores abdominais.
Caso faça uso de outros medicamentos, é melhor tomar de uma a duas horas antes ou depois, para não poder interferir um no outro.
Onde comprar o Psyllium?
O psyllium, disponível em pó ou cápsulas, pode ser adquirido em lojas de suplementos naturais sem necessidade de prescrição médica, sendo utilizado para auxiliar no emagrecimento, diarreia ou constipação intestinal.
Já para quem tem a síndrome do cólon irritável, só pode comprar o produto com prescrição médica.
Fontes:
BRAZILIAN pharmacopoeia – Anvisa, Disponível PDF em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/farmacopeia/farmacopeia-brasileira/plantas-medicinais-ingles_compressed.pdf/> Acesso em: 06 de junho de 2024.
PLANTAGO ovata psyllium – Relação Nacional de Plantas Medicinais de interesse ao SUS. Ministério da Saúde, Disponível PDF em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sectics/daf/cbaf/arquivos/arquivos-plantas-medicinais-e-fitoterapicos/plantago_psyllium.pdf> Acesso em: 07 de junho de 2024.
REVIEW of the Scientific Evidence
on the Physiological Effects of Certain Non-Digestible Carbohydrates – Fda.gov, Disponível em PDF em: <https://www.fda.gov/media/113659/download>. Acesso em: 07 de junho de 2024.
PSYLLIUM: o que é, para que serve e quais os benefícios. Minha Saúde, Disponível em: <https://minhasaude.proteste.org.br/psyllium-o-que-e-para-que-serve-e-quais-os-beneficios/>. Acesso em: 07 de junho de 2024.
Um comentário a “Psylium”
[…] Saiba Mais: Psyllium, para que serve e onde comprar […]