Unirio - HistóriaPrograma de Pós-graduação em História - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Página Inicial
Apresentação
Notícias
Corpo docente
Objetivos
Estrutura
Linhas Curriculares
Ementas
Regulamento
Links

«  Voltar para o Portal
Valid XHTML 1.0 Transitional
Valid CSS!

Linhas Curriculares

Metodologia

A Linha Curricular de Teoria e Metodologia abrange as disciplinas básicas para a formação do profissional de História (Teoria da História, Metodologia da História e Historiografia Contemporânea), em que serão trabalhados os princípios teóricos e metodológicos da História. Nesta Linha estão incluídos dois Seminários obrigatórios, referentes à elaboração de Projeto de Trabalho Final de Curso e a consecução do mesmo, obrigatório para a obtenção do grau acadêmico. As ementas das Linhas de Trabalho Final de Curso serão definidas pelo Colegiado, de acordo com as Linhas Curriculares ora apresentadas. Serão considerados Trabalhos Finais de Curso monografias históricas, elaboração de projetos culturais, monografias referentes ao Ensino de História, entre outras. As disciplinas optativas desta Linha prevêem duas disciplinas de cunho teórico (Historiografia Brasileira e Tópicos Especiais em Teoria da História), que complementam a fundamentação historiográfica e epistemológica do graduando, e uma disciplina de cunho prático (Seminário de Pesquisa em História Oral), na qual o estudante poderá, através de atividades orientadas, iniciar-se no trabalho de pesquisa histórica.

Filosofia e Ciências Sociais

A Linha Curricular Filosofia e Ciências Sociais (Introdução às Ciências Sociais, Introdução à Filosofia e optativas) destina-se à formação geral do estudante, prevendo uma iniciação em disciplinas correlatas à História e que permitem uma visão mais abrangente da própria História e das demais áreas do conhecimento sobre o homem.

História das Civilizações

A Linha Curricular História das Civilizações refere-se ao conteúdo próprio da História, desde a Antigüidade até os dias atuais. Apresenta-se dividida em diferentes formas de abordagem: uma visão panorâmica das civilizações, em que são situadas e problematizadas as suas principais características, e disciplinas/atividades e atividades que abordam com maior verticalidade os eixos de História do Brasil e da América, além de proporcionar inserção em História da África. Esta linha prevê disciplinas/atividades e atividades optativas nos principais períodos históricos, apresentadas como Tópicos Especiais, de cunho teórico, que fornecerão um tratamento especializado de temas selecionados pelo professor responsável, permitindo ao estudante aprofundar seus conhecimentos nos períodos desejados. A Linha prevê oito disciplinas optativas de cunho notadamente prático, os Seminários de Pesquisa (História Antiga, Medieval, Moderna, Contemporânea, História do Brasil, da América, História das Instituições e História do Direito). Nestes Seminários de Pesquisa, o aluno será levado a iniciar-se na pesquisa histórica propriamente dita, sob supervisão do professor responsável. Estas atividades poderão e deverão estar relacionadas com as pesquisas dos professores, com os núcleos de pesquisa e com os programas de pós-graduação existentes na UNIRIO.

Memória Social e Patrimônio

A Linha Curricular Memória Social e Patrimônio, que prevê três disciplinas obrigatórias (Memória, Cultura e Sociedade, Patrimônio Histórico Brasileiro e História e Documento), nove disciplinas/atividades optativas de cunho teórico (Introdução à Arquivologia, Introdução à Ciência da Informação, Elaboração de Projetos Culturais, Notariado, Cultura História e Documento, Informação, Memória e Documento, Paleografia, Tópicos Especiais em Memória Social e Tópicos Especiais em Ciência da Informação) e duas disciplinas/atividades destinadas à pesquisa (Seminário de Pesquisa em Cultura Histórica e Documento e Seminário de Pesquisa em Patrimônio Histórico Brasileiro), que podem/devem estar ligadas a núcleos de pesquisa da UNIRIO, proverá uma qualificação profissional de perspectiva ampla, permitindo o desenvolvimento da pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão e a integração com os programas de pós-graduação e com os demais cursos de graduação do Centro de Ciências Humanas e Sociais. Com seu caráter eminentemente interdisciplinar, pretende fornecer uma boa instrumentação para o atendimento das demandas acadêmicas, profissionais e sociais da área de História.

Licenciatura

A Linha Curricular Licenciatura destina-se à formação de professores de História em nível fundamental e médio e prevê não somente as disciplinas/atividades mínimas necessárias para a obtenção da licentia docendi (Psicologia e Educação, Dinâmica e Organização Escolar, Metodologia do Ensino da História, Seminário de Pesquisa em Ensino de História e Didática), mas também onze disciplinas/atividades optativas (Educação e Filosofia, História da Educação, Arte e Educação, Currículo, Educação a Distância, Educação Especial, História das Instituições Escolares, História das Idéias Educacionais, Educação e Saúde, Educação e Trabalho e Política Educacional) que, para além das h/a necessárias de Estágio Curricular, permitirão o aprofundamento da formação dos alunos do curso.

     Unirio Capes Cnpq Faperj Associação Nacional de História