MEC divulga Datas do Maior Vestibular do Brasil

Datas do Enem 2019: Nos próximos meses o MEC – Ministério da Educação já começará a divulgar as primeiras informações a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2019, e neste artigo os estudantes que pretendem participar poderão obter informações gerais sobre o exame, inclusive sobre as Datas do Enem 2019. Confiram:

Processo Seletivo Vestibular 2019
Processo Seletivo do Vestibular

História do Exame

O Enem, que chega à sua décima vigésima edição em 2019, é sem dúvidas essencial a todos os estudantes que almejam ingressar no ensino superior do país através dos programas do Governo Federal, como Prouni – Programa Universidade Para Todos e Sisu – Sistema de Seleção Unificada.

Além destes dois programas citados, com a nota do Enem 2019 é possível obter o certificado de conclusão do ensino médio, bolsas de estudos no exterior (Ciências Sem Fronteiras) e Financiamento Estudantil, através do Fies.

Justamente por ter tantas possibilidades e oportunidades com a participação no Enem que os estudantes procuram com antecedência sobre notícias e informações do exame, principalmente sobre as Datas do Enem 2019.

Inscrições e Datas do Enem:

Todas as datas do Enem 2019 serão conhecidas na divulgação do Edital, entre os meses de março e abril.

Porém, como o exame é realizado todos os anos em datas semelhantes, os estudantes já podem começar a preparação com base nos cronogramas dos anos anteriores.

As inscrições do Exame 2019 estarão disponíveis entre a metade do mês de maio e o início de junho, podendo ser efetuadas somente pela internet e exclusivamente no site oficial do Enem, no endereço eletrônico

Será cobrada uma taxa de R$ 63,00, como nas edições anteriores. Os estudantes que concluirão em 2019 o ensino médio em escola da rede pública serão automaticamente isentos do pagamento desta taxa. Os demais deverão pagar ou solicitar isenção, caso não tenham condições de pagar.

Quem não pagar a taxa até o seu vencimento, normalmente uma semana após o término do período de inscrições, estará automaticamente eliminado do Enem 2019.

Os estudantes deverão aguardar pelo recebimento do Cartão de Confirmação de Inscrição, que será entregue pelos Correios cerca de duas semanas antes da realização das provas, que devem ser aplicadas em novembro.

O cartão poderá ser emitido também, caso necessário, no site oficial do Enem nos dias que antecedem a aplicação do exame.

O resultado do Enem 2019 será divulgado entre o final de dezembro e o início de janeiro, também no site oficial do exame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *