Começa nesta quinta-feira as matrículas para Universidade

Começa nesta quinta-feira (27) a matrícula dos 82.949 aprovados na primeira chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O estudante deverá ir até a instituição de ensino escolhida para fazer a sua inscrição. O prazo termina na próxima segunda-feira. (Veja mais ao final da matéria)

Processo seletivo do SISU 2019
Processo seletivo do SISU

Como entrar na UNIRIO sem fazer vestibular

 

Apesar da série de problemas para se inscrever, mais de 2 milhões de alunos preencheram o questionário pelo computador para concorrer a uma das 83.125 vagas oferecidas – o que corresponde a uma média de 20 alunos por cadeira. A Universidade Federal do Ceará foi a campeã no número de inscritos: ao todo, foram 118.221 alunos em 5.724 postos, o que corresponde uma média de 20,65 candidatos por uma vaga.

Já o centro de ensino líder do ranking de interessados foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, que teve 2.050 inscritos para apenas três assentos. Com isso, a média foi de expressivos 683,33 alunos por uma vaga

Em São Paulo, apenas quatro instituições federais participaram do Sisu – sendo que a mais procurada foi a Universidade Federal de São Carlos, no interior do estado, que recebeu 77.108 inscrições para 2.553 vagas, uma média de 27,85 candidatos por assento.

As vagas que não forem preenchidas até a próxima segunda-feira estarão disponíveis para os alunos que ficaram na fila de espera. A segunda chamada será realizada no dia 4 de fevereiro e a matrícula será entre os dias 8 e 9 de fevereiro, sempre na instituição de ensino escolhida. O candidato que perder a matrícula da primeira chamada não poderá se inscrever em nova data.

Para não perder a data da sua matrícula, basta acessar o cronograma do Sisu e ficar atento!

Vagas abertas / De acordo com o MEC (Ministério da Educação), 176 vagas que estavam reservadas para políticas afirmativas, como as para candidatos com deficiência, indígenas e professores da educação básica, não foram preenchidas. O motivo foi a falta de candidatos aptos.

Existe a possibilidade de que elas se tornem disponíveis para os alunos que estão na lista de espera. Porém, a lista só será formada depois das próximas duas chamadas.

Documentos exigidos para fazer a matrícula

Os mais de 82 mil aprovados do Sisu deverão levar para a matrícula os documentos exigidos por cada instituição de ensino. As exigências variam dependendo do caso.

Deverá estar pronto em 30 dias o relatório que poderá apontar as falhas que originaram problemas no sistema de inscrições para o Sisu. Alguns estudantes não conseguiram fazer a inscrição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *